quinta-feira, 18 de julho de 2013

EMPATIA COMO FERRAMENTA DE SUCESSO



  •  Criou-se a ideia de que o mundo é cheio de falsidade, inveja e que deve-se ter o cuidado e atenção total. em virtude disso, as pessoas não desenvolvem essa competência chamada EMPATIA. 
  • A empatia é o ato de nos colocarmos no lugar do outro e sentirmos o que o outro sente. Para lideranças essa é uma ferramenta fundamental. Mas, não somente para lideranças, pois se esperarmos  a promoção pra podermos desenvolver essa competência, dificilmente a desenvolveremos a esse tempo.
  • Percebo alguns pensamentos distorcidos sobre o convívio de pessoas em ambientes profissionais. Cito alguns:
     a) Se eu não tomar cuidado, ele tomará o meu lugar: Na verdade ninguém toma o lugar de ninguém. Se você desenvolve bem suas competências, e gera resultado acima do Satisfatório dificilmente alguém "tomará" o seu lugar.

     b) Eu não posso ser bonzinho com ninguém, pois todos são falsos: Ser bonzinho não é o caso, mas devo ser Educado, colaborador, incentivador, construtor. A Falsidade está impregnada em todos os lugares, mas não pode ser tomada com regra, caso contrário passaremos o tempo todo pensando nisso e nos tornamos parte de uma conspiração coletiva contra nós mesmos. Quando isso acontece esquecemos de desenvolvermos as competências necessárias ao nosso sucesso.

     c) Eu vou fazer o meu, o resto que se "vire": Sei que parece mais lógico cada fazer o seu, mas para que aconteça o sucesso de verdade, precisamos desenvolver com qualidade uma competência chamada Trabalho em Equipe. Se não aprendo a trabalhar em Equipe, como poderei um dia liderar uma equipe?
é bem verdade que é um grande e terrível desafio trabalhar com pessoas diferentes, com princípios diferentes, culturas e criações diferentes, mas quando nos esforçamos em desenvolver a competência EMPATIA, torna-se mais fácil essa tarefa.


  • Então, a partir de hoje, desenvolva melhor essa competência em seu trabalho, em sua casa, na sua igreja e entre os seus amigos pessoais. Desenvolva seu NetWork com mais qualidade e corra para o SUCESSO.


Hudson Taylor R. Maia
Pastor, Palestrante e Educador Profissional
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário