PARTE 3
Calcamos nossa lógica de vendas na importância da visitação e sobretudo na qualidade dessa visitação. Vendas é relacionamento, portanto o vendedor deve criar sua carteira de clientes focado na Qualidade de suas apresentações.
Qualidade é algo que só vem com Treinamento. Muitos e exaustivos treinamentos, a busca constante por conhecimentos específicos de sua área de trabalho. Suor, muito suor, é isso que conduz o vendedor à perfeição.
Podemos tomar como base o profissional atleta que para fazer uma belíssima apresentação ele treina exaustivamente durante toda a semana. Passa e repassa sua performance técnica e tática. Percebe os erros e os corrige. Repete tantas vezes quanto for necessário para não errar na hora de sua brilhante apresentação.
Cabe aqui falar de algumas ferramentas que ajudam o vendedor a tornar-se um profissional de carreira:
1) Auto-motivação
Motivação é o Motivo porque agimos. É a capacidade que cada um de nós tem de mover-se em direção a um objetivo.
Em nosso caso, o nosso objetivo é a venda.
Auto-Motivação é a capacidade de auto-motivar-se, ou seja, não depender de fatores externos para agir, mas a sua ação depende exclusivamente de você e de sua determinação em executar sua tarefa com a melhor qualidade possível.
Existem duas armas poderosas para gerar auto-determinação:
a) Planejamento
b) Foco
Sobre essas duas armas falarei em outro tópico.
2) Capacidade de auto-gerenciar-se
O ser humano criou, nas relações de trabalho, uma dependência negativa com a cobrança, ou seja, só faz o seu serviço quando é cobrado. Isso é muito ruim, pois os gerentes, supervisores e coordenadores passam mais tempo gastando energia cobrando serviço dos colaboradores que os treinando para fazer tudo com excelência.
Talvez isso seja reflexo de uma criação liberal dos nosso filhos, que não são ensinados a ter disciplina em sua vida prática. o mais terrível é que o próprio colaborador será o grande perdedor nessa questão.
Quando você se auto-fiscaliza, se auto-gerencia, anda algumas milhas à frentes dos seus concorrentes. A bíblia orienta: Examine-se o homem a si mesmo. Então é muito importante que paremos para analisar qual está sendo nossa performance, e qual deve se a nossa atitude diante de sua realidade.
Essa é uma ferramenta maravilhosa que gera crescimento dentro de uma organização. Quem auto-gerencia-se não dá trabalho a organização, é criterioso em suas ações e normalmente gera muito resultado para a empresa.
3) Autodidatismo prático
Outra bela ferramenta é a capacidade de pesquisar profundamente sua área de atuação, ou seja a capacidade de auto-treinar-se, de auto-capacitar-se. Os Profissionais que tem esse tipo expertise se destacam nos treinamentos, nas conferências, nos Workshops, pois buscam exaustivamente o conhecimento total sobre o tema de seu trabalho.
Hoje com o Google temos acesso a todas as informações de que necessitamos e com baixíssimo investimento (Uma assinatura de internet ou uma visita a uma Lan house).
Vale a pena pesquisar e estudar sobre tudo que envolve seu trabalho. O Profissional de Vendas deve conhecer bem assuntos gerais e de se atualizar com relação às notícias nacionais e internacionais.
4) Busca pela Excelência
Todos os campões tem verdadeira obsessão pela excelência. A Excelência abre porta para elogios frenéticos, pois a Excelência carrega consigo a beleza, a plástica e a formosura. Existem algumas outras ferramentas dentro desse arcabouço que será explanado em outro momento.
A Excelência é portanto uma decisão que tomamos em defesa do nosso negócio. Ser profissional acima de tudo é agir com excelência. Como podemos chegar a excelência?
a) Estudando cada vez mais
b) Treinando cada vez mais
c) se Dedicando cada vez mais
5) Ambição
Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão: tinha a ambição de um dia ser cantor.
(Etm. do latim: ambitio.onis)
A maioria dos dicionários traz essas definições para a Palavra ambição, mas, além do Latim ambitio.onis temos a A palavra grega Ambire que significa desejar ser melhor a cada dia e conquistar todos os objetivos determinados.
Pessoas ambiciosa chegam mais longe porque projetam chegar e creem que chegarão.
Devemos evitar o lado ruim da ambição que é o desejo desenfreado de ficar rico a qualquer custo.
Fica a dica.
Hudson Taylor Rodrigues Maia
Pastor, palestrante e Educador Profissional.
30 anos de experiência com vendas e capacitação de pessoas
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