sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FASES DA VENDA: QUEBRA-GELO


Olá, estamos de volta com o tema Fases da Venda. Falaremos hoje da ferramenta do Quebra-Gelo, que tem uma importância vital na composição do Processo da Venda. 

Como sempre, a exemplo da ABORDAGEM muitos negligenciam essa fase e têm seus planos frustrados e muitas vezes tentam encontrar explicações para o seu fracasso.

Vender exige técnicas apuradas e muito treinamento. A questão não é se você vende ou não vende, a questão é qual é sua POSITIVAÇÃO (Relação entre o número de apresentações e o número de Vendas realizadas). É a positivação que determinará a nossa capacidade de vendas (veja os artigos UMA NOVA VISÃO DE VENDAS PARTE 1,2 e 3 neste Blog)

Voltando ao Quebra-Gelo...

O nome já define bem o que faz essa ferramenta. A Proposta principal do quebra-gelo é "quebrar" o gelo entre o vendedor e o cliente, que na maioria das vezes, ainda não se conhecem, e o ambiente é hostil, sem vínculos de amizade. 

Às vezes ficamos sem assuntos e cria-se um deformidade na ação inicial do Processo de vendas.

Existem três coisas importante acerca do Quebra-gelo:

a) A atenção a tudo que acontece ao redor do vendedor e do ambiente em que está;

b) A pesquisa anterior sobre o cliente ou a empresa que ele representa

c) A capacidade de envolvimento emocional que o Vendedor é capaz de proporcionar.

É fundamental que o vendedor esteja atento a tudo: coisas que o cliente coleciona, se a sala em que está é arejada, bem cuidada, muito organizada; se o cliente o recebeu com pontualidade, se o cliente tem algum hobby, se o cliente tem os meus gostos que o vendedor, etc.

Um pouco de história para ilustrar...

Certa vez recebi a incumbência de fazer uma pesquisa com uma médica que detestava que lhe perguntassem qualquer coisa. A Política dela era: Faça sua propaganda e não me pergunte nada! eu sabia que tinha que fazer uma excelente ABORDAGEM, e um magistral QUEBRA-GELO.

Enquanto um colega fazia a sua trêmula propaganda (era difícil não tremer diante daquela senhora de cerca de 70 anos, com o olhar do tipo: termina logo que está um saco!), eu como um Radar prestava atenção a tudo que havia no escritório daquela médica. Foi então que vi uma foto dela à beira de uma Piscina com tôca de natação se preparando para pular na água. Meu raciocínio foi rápido, e depois de uma breve ABORDAGEM, comecei o meu quebra-gelo dizendo:

- Dra. Maria, não pude deixar de perceber uma foto sua em uma piscina, a Senhora nada frequentemente? como o assunto interessava a ela, foram vários minutos falando sobre o tema, o que proporcionou um campo favorável para eu fazer a minha pesquisa.

Com base nisso compreendemos que o QUEBRA-GELO tem a capacidade de colocar o cliente no campo do vendedor e todos nós sabemos que quando time joga no seu campo tem uma chance muito grande de ganhar.

Se por um lado, a  ABORDAGEM coloca o VENDEDOR no CAMPO DO CLIENTE, o QUEBRA-GELO coloca o CLIENTE no campo do VENDEDOR.

São duas fases importantíssimas de um processo de vendas.

O Quebra-gelo deve e pode ser treinado pelos vendedores, uma vez que compreendemos que o treinamento leva à perfeição. 

Quando treinamos o Quebra-gelo, melhoramos a nossa percepção do todo, e o nosso "Radar" mental fica mais preparado para usar a ferramenta do Quebra-gelo.

fica a dica...

Hudson Taylor Rodrigues Maia
Pastor, Palestrante e Educador Profissional.
Contatos: Hudsondmc@gmail.com



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