Após fazer uma belíssima ABORDAGEM, e um poderoso QUEBRA-GELO, o vendedor necessita utilizar outra ferramenta poderosíssima chamada Pesquisa.
Outro dia fui ABORDADO por um rapaz que queria fazer-me uma PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO SOCIAL. E começou a fazer-me perguntas inteligentes que me conduziram a concordar com o PRODUTO que estava vendendo.
A PESQUISA é uma ferramenta que lhe possibilitará saber quais as NECESSIDADES do Cliente, a partir de perguntas inteligentes e bem colocadas no momento apropriado.
A PESQUISA é a ferramenta que levará o cliente a presença do seu PRODUTO de forma magistral e sem Estresse.
Quem aprende a fazer uma excelente PESQUISA, via de regra se transforma num excelente vendedor.
A PESQUISA pode ser feita por escrito, como resposta a um questionário padrão, ou até mesmo só de forma oral. O mais importante, é que seja feita de forma inteligente e que conduza o Cliente a receber com qualidade a apresentação do seu produto.
Segue abaixo um artigo do Prof. Mauro que colhi no Site www.josemauro.com.br
Ouça e faça as perguntas certas
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· Você sabe fazer perguntas? (Essa é uma pergunta fechada)
· Resposta: sim, não, huumm, acho que sim, acho que não...
Eis aqui um texto didático sobre perguntas, destinado a vocês profissionais de atendimento de vendas que passam dias, semanas, meses e anos ouvindo clientes para detectar suas verdadeiras necessidades, e desejos para vender a elas não apenas produtos, e sim soluções, é isso mesmo, soluções !!!
Mas o que significa ouvir?
O que fazem as perguntas? Porque as fazemos?
Se a pergunta for lixo, a resposta será dois lixos
Perguntas fechadas –
As perguntas fechadas são estruturadas de modo a obter um sim ou um não como resposta. Você já sabia disso? É um exemplo de pergunta fechada. Elas geralmente começam com “é” ou “não é”, “será” ou “não será”. As perguntas são úteis para checar informações. Por exemplo:
2. Perguntas abertas
As perguntas abertas podem ser respondidas com sim ou não. Elas estimulam idéias e discussão. O propósito das perguntas abertas é iniciar um assunto e explorar novos caminhos.
Perguntas abertas geralmente começam com: “como, o que, onde, quando, qual ou quem” e não podem ser respondidas com um simples sim ou não.
As perguntas abertas soam um meio de estabelecer a empatia no início de uma reunião, quando você tem poucas informações, ou quando suas perguntas devem ser generalizadas.
Por exemplo:
3. Perguntas diretas
São aquelas que pretendem chegar à verdade. Com elas, fica mais fácil para o cliente dizer o que ele deseja. O melhor exemplo de uma pergunta direta é:
4. Perguntas manipuladoras
4. Perguntas negativas
São perguntas formuladas na forma negativa com o propósito de desafiar uma contradição. Exemplo:
5. Afirmação com perguntas
São informações seguidas por um silêncio no qual a ausência de resposta é considerada como concordância:
Esses tipos de perguntas pressupõem uma resposta e são expressas de maneira crítica. As perguntas de parlamentares são os exemplos mais óbvios. Elas não são usadas para questionar seriamente alguma coisa, mas para defender um ponto de vista político, e geralmente começam assim:
6. Oferecendo a resposta
Isso acontece quando quem fez a pergunta deseja uma resposta específica ou conseguiu a informação antecipadamente e quer parecer bem informado. Por exemplo:
7. Pressuposições ocultas
É quando você faz uma pergunta, mas para responder o cliente precisa aceitar uma condição oculta.
A não ser que vocês tenham concordado previamente com a cor da camisa, horário etc ... O cliente está sendo presenteado com uma falsa escolha. Há outras maneiras mais sutis como:
Para responder sim ou não, você precisa aceitar a pressuposição de que o produto é o melhor do mercado. A distorção fica por conta da palavra “totalmente“, sugerindo que há alguma coisa que o cliente ainda não saiba.
8. Palavras absolutas
Preste atenção em palavras como: “ sempre e todos “. Elas interrompem qualquer argumento e não aceitam exceções. E, no entanto, sabemos que (quase ) sempre há uma exceção para o “sempre”:
Ou
Nunca é outra palavra paradoxalmente limitadora. Exemplo:
As palavras absolutas limitam as possibilidades. Questione as palavras absolutas. Se o cliente realmente não puder lembrar-se de uma exceção, peça-lhe que imagine uma. Use uma palavra absoluta somente se puder justificá-la absolutamente. Por fim, fica o conselho: não basta simplesmente ouvir, temos que ouvir para descobrir quais perguntas fazer!
Jose Mauro
Fonte :- Revista Venda mais
Hudson Taylor Rodrigues Maia
Pastor, Palestrante e Educador de Vendas
Contatos:Face: Hudson Taylor Maia - E-mail: hudsondmc@gmail.com
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